PERÍODO E FREQUÊNCIA DE UM MOVIMENTO

Período e frequência são duas grandezas físicas relacionadas a movimentos de vaivém, ou seja, de movimentos repetitivos, também chamados de movimentos periódicos. Um exemplo simples para falar de período e freqüência, basta observar o movimento de um pêndulo. A figura ao lado representa um pêndulo, pois quando a esfera é abandonada no ponto A, pela ação da gravidade ela cai, passando por B e chega ao ponto C e aí, cai novamente, passando por B e voltando ao ponto A. O tempo Pêndulo físicoque ela levou de sair de A e voltar a A novamente é denominado de período, representado pela letra T. Por exemplo, se este tempo for de 5s, então T=5s, então podemos dizer que T é o intervalo de tempo necessário para que um fenômeno cíclico se repita. No SI a unidade de T é o segundo (s).

Fequência

A frequência, (f), é o número de vezes que o fenômeno ocorre na unidade de tempo que é definida como: f=n/∆t. Esta grandeza, também, aparece no movimento circular uniforme.

No nosso exemplo acima teremos f= 1/5s, ou seja, f=0,2/s ou simplesmente de 0,2 hertz (0,2Hz). Hertz é o inverso do segundo, 1Hz = 1/s = s-1.

A frquência acima de 0,2Hz indica que 20% do ciclo é executado a cada segundo e, portanto o ciclo completo é feito em 5s.

Outros multipolos do Hz é o KHz (kilohertz), MHz(megahertz), GHz(gigahertz)

1KHz=103 Hz, 1MHz=106 Hz, 1Ghz= 109 Hz

 Temos uma relação entre  T e f que é dada da seguinte forma:

 T=1/f ou f=1/T  período é o inverso da freqüência ou a freqüência é o inverso do período.

Exercício/Exemplo

1-Um ventilador dar 20 voltas em 2 s , qual a fequência e o período do seu movimento?

cálculo de frequência

A freqüência de 10 Hz corresponde ao número de 10 voltas em cada segundo, e o período   T =0,1s, que corresponde ao tempo de uma volta completa.

 

Esta entrada foi publicada em Cinemática Vetorial e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a PERÍODO E FREQUÊNCIA DE UM MOVIMENTO

  1. Paulo disse:

    Ficaram claras as explicações sobre período e frequência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 12 =