O que é Luz Visível do espectro eletromagnético?

Toda radiação eletromagnética é denominada de luz, que pode ser luz visível ou invisível. A visibilidade de uma radiação eletromagnética depende da sua frequência. A luz visível para nós é aquela que sensibiliza a retina e através do nervo óptico as informações são levadas ao cérebro.

Qual a faixa de frequência da luz visível?

A faixa da frequência em que a luz é visível é uma faixa muita estreita do espectro eletromagnético e está no intervalo entre 4.1014Hz   a   8.1014Hz. Nas frequências fora dessa faixa, embora exista o que chamamos de luz, esta não é visível.

As frequências logo abaixo dos 4.1014Hz   são chamadas de infravermelho, ou seja, abaixo do vermelho e as frequências acima dos 8.1014Hz de ultravioletas.

O que há de semelhante entre o espectro eletromagnético e o espectro sonoro nos humanos?

Um fato interessante e oportuno para comentarmos agora é que o som, que é uma onda mecânica, possui também uma faixa de frequência chamada de frequência audível, que sensibiliza o aparelho auditivo humano e está no intervalo de 20Hz e 2000Hz. Fora dessa faixa o ser humano não escuta. Abaixo de 20Hz temos o infrassom a cima de 2000Hz o ultrassom.

Espectro luz visível

Dispersão da Luz Visível

A luz visível branca, na verdade, é composta por sete cores. As conhecidas cores do arco- íris e cada uma possui um intervalo de frequência que ao incidir na retina dos olhos é transformadas em impulsos elétricos e conduzidos através do nervo óptico ao córtex região do cérebro que interpreta e nos dá a sensação da cor.

A dispersão (decomposição) da luz visível branca dar-se quando a luz muda de meio ocorrendo uma refração. Um experimento clássico em que verificamos essa dispersão é fazendo uso de um prisma.

Dispersão da luz visível

 

 

 

 

A luz visível branca ao incidir em uma das faces do prisma, passando do ar para o vidro a luz se refrata, onde a velocidade diminui neste meio acompanhado da dispersão. Ao sair do vidro e de volta ao meio ar, cada componente da luz branca sofre uma segunda refração.

Qual a cor do átomo de ouro?

Respondendo de imediato o átomo não tem cor e, então, como as cores são originadas se todo corpo é composto de átomo?

Quando incidimos luz branca, por exemplo, luz do sol em um corpo e ele se apresenta vermelho aos nossos olhos é porque o corpo absorveu todas as frequências da luz branca incidente e refletiu apena a frequência que corresponde a cor vernelha.

Primeiramente temos que saber que a cor de um corpo é definida pela frequência da luz visível que este corpo reflete. As ostras frequências que são absorvidas vai fornecer energia ao corpo, aquecendo e, portanto, aumentando a sua temperatura.

Nas decorações as cores entram como um dos fatores primordiais para compor vários tipos de   ambientes .

 

🤞 Não perca nossas atualizações!

Não fazemos Envio de spam!

🤞 Não perca nossas atualizações!

Não fazemos Envio de spam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima