Resistividade e a Segunda Lei de Ohm

Todo material condutor de corrente elétrica possui uma grandeza física denominada de resistividade. Portanto, a resistividade é uma característica do material.

Georg Simon Ohm (1789-1854) determinou experimentalmente que a resistência elétrica R de um fio de certo material é directamente proporcional ao seu comprimento L e inversamente proporcional a área A de uma seção transversal dele, então matematicamente podemos representar assim:

R= ρ. L/A    esta expressão representa a segunda lei de Ohm, onde a constante de proporcionalidade ρ (rô) é denominada de resistividade do material.

Unidade de Resistividade

Fica fácil determinar a unidade de resistividade ( ρ )

 2ª lei de Ohm

Como a área de uma seção reta geralmente é dada em mm2 a unidade de resistividade pode ser expressa em ρ ( Ω.mm2/m)

Exemplo:

1-Determine a resistência que há em 2km de fio de cobre cuja seção reta é de A= 10 mm2 e que estando o fio a 20°C sua resistividade ρ = 0, 0178 Ω.mm2/m

Resolução:

2- Um fio condutor de certo material possui resistência de 120 Ω. De quanto será a resistência de um outro fio de mesmo comprimento e material, mas que possui o dobro do raio?

Resolução

Aplicando a 2° lei de Ohm para cada fio e dividindo  uma  equação pela outra temos:

A tabela abaixo mostra a resistividade de alguns matérias

MATERIAL Ρ(Ω mm2 /m) a 20°C
Alumínio 0,0278
Cobre 0,0173
Estanho 0,1195
Ferro 0,1221
Níquel 0,0780
Niquel-Cromo 1,37
Zinco 0,0615
Prata 0,30
Ouro 0,022

A grandeza física, resistividade dos metais, depende da temperatura. Na verdade ela aumentam com a temperatura e, portanto, também a resistência elétrica.  Um bom exemplo é o chuveiro elétrico. O valor da resistência de um chuveiro, quando o chuveiro está desligado é menor do que quando ele está ligado. Por que isso acontece?

Chuveiro desligado o valor da resistência é determinado pela 2ª lei de Ohm R= ρ. L/A , mas quando ele está ligado a corrente que passa pela resistência  aquece  e a sua resistividade aumenta e, portanto, também a sua resistência.

Uma vez o chuveiro ligado, podemos alterar a sua resistência aumentando ou diminuindo a sua potência e com isto aquecendo um pouco mais a água ou um pouco menos.

O que acontece na resistência de um chuveiro eléctrico

Quando os terminais 1 e 2 estão ligados através da tomada o  resistor menor fica submetidos a uma tesão e a resistência é menor, pois o comprimento é menor.

Quando os terminais 1 e 3 estão ligados o comprimento é maior, ficando assim com resistência maior.

Sabemos que P=U2/R, então quando R cresce diminui a potência e teremos menor dissipação de calor e a água do chuveiro é mais fria. Para aquecer mais a água temos que  aplicar a ddp (tensão) ao terminais 1 e 2, onde a resistência é menor, para aumentar a potência.

🤞 Não perca nossas atualizações!

Não fazemos Envio de spam!

🤞 Não perca nossas atualizações!

Não fazemos Envio de spam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + dezoito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima