Movimento Acelerado e Movimento Retardado

Movimento acelerado e retardado: como diferenciar? No estudo da velocidade, foi definido que, quando o móvel possui velocidade no mesmo sentido da trajetória, ela é positiva (V>0) e o movimento é dito progressivo. Quando o móvel possui velocidade contrária ao da trajetória ela é negativa (V<0) e o movimento é dito retrógrado. Com isso, às vezes, no estudo da aceleração somos levados a dizer que, quando a aceleração é positiva a>0, o movimento é acelerado e quando a aceleração é negativa a<0 o movimento é retardado, o que nem sempre é verdade. Vejamos um exemplo para chegarmos a uma conclusão correta.

Sinais da Velocidade e da Aceleração

Para identificar se um movimento é acelerado ou retardado temos que olhar para os sinais da velocidade e da aceleração do móvel. O quadro abaixo nos dá esta informação.

 

 

No movimento acelerado vemos que quando os sinais da velocidade e da aceleração são iguais.. Quando os sinais da velocidade e da aceleração são diferentes o movimento é retardado.

 Um exemplo de movimento acelerado e retardado acontece quando lançamos um objeto na vertical sentido para cima. Orientando a trajetória para cima temos os seguintes sinais para aceleração e velocidade

Queda livre

tabela sinal acel

Sabemos que ao subir o movimento é retardado e ao descer acelerado.

Exercício/Exemplo

O gráfico abaixo é de um MUV. Faça uma análise do movimento entre os instantes             0 ≤ t < 2 ;  t=2 s  e  2< t ≤ 4.

grafic veloc

Solução:

Analisando o intervalo 0 ≤ t < 1 vemos que a velocidade v < 0 e a aceleração  a  > 0, onde

acel4

Portanto, o movimento é uniformemente variado retardado.

 No segundo intervalo t= 2 (repouso v= 0);

No terceiro intervalo 2< t ≤ 4 , onde v > 0 e a > 0 o movimento é uniformemente variado acelerado.

Esta entrada foi publicada em Movimento uniformemente variado e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.