Gráfico do Movimento uniforme

Gráfico

No nosso dia a dia, costumamos ver gráficos em manchetes de jornais e revistas que são de grande importância.

Os gráficos nos trazem grandes informações sobre determinada grandeza em estudo.

Sabê-los interpretar faz uma grande diferença para  entender e tomar decisão sobre algo.

O Gráfico abaixo foi fornecido por uma página do IBGE

(http://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-mortalidade-infantil.html) e nos mostra a variação da taxa de natalidade infantil de 2000 a 2015 por cada mil nascido vivos.

IBGE

Informação do Gráfico

A informação dada pelo gráfico em 2013 é que a taxa de mortalidade infantil (por mil nascidos vivos) é de 15,02.  Em 2008 é aproximadamente 18,99.

Gráficos do movimento uniforme

No estudo do movimento, as grandezas físicas, de  velocidade e posição do móvel, podem ser representadas através de gráficos nos fornecendo informações úteis sobre o tipo de movimento. Veja o comportamento da velocidade e da posição do móvel que transita em uma estrada conforme a representação abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observamos que a posição do móvel é uma função s(t) = 5+ t,  é crescente com o tempo e no instante t=0 a sua posição é S0=5 km.  É só acompanhar as informações . O gráfico da velocidade é representado por uma função constante, ou seja, a velocidade não muda com o tempo v(t)= 1, ou seja, v= 1km/min.

No movimento uniforme o comportamento gráfico da posição e da velocidade de um móvel pode apresentar-se da forma como as figuras abaixo, dependendo se o movimento é progressivo ou retrógrado.

 

Acima vemos todos os gráficos possíveis para a posição x tempo e velocidade x tempo que podemos ter no movimento uniforme.

A função da posição em que o movimento é progressivo é crescente, movimento retrógrado função decrescente.

Esta entrada foi publicada em Cinemática, Movimento uniforme e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.