Campo elétrico gerado por uma carga

Analogia do campo elétrico gerado por uma carga e o campo gravitacional

Todos nós já ouvimos no dia a dia a palavra campo gravitacional e em particular campo gravitacional terrestre. Sabemos que qualquer corpo dentro do campo gravitacional da Terra este fica sujeito a uma força de atração entre a Terra e o corpo de massa m. Assim a lei que explica esse fenômeno é a lei da gravitação universal que matematicamente é expressa pela fórmula:

     Força gravitacional              Representação do campo gravitacional

Em cada ponto próximo à superfície da Terra, existe um vetor campo gravitacional associado ao ponto em que se encontra a massa m e cujo módulo é dado por:

 

Campo gravitacional é força por unidade de massa

Características. de g :

Direção: A mesma  da força     Fg

Sentido: O mesmo  de     Fg

Se caso abandonássemos um corpo em certo ponto e ele ficasse flutuando ao invés de cair, diríamos que o campo gravitacional naquele ponto seria zero, pois não há força de atração entre o corpo e a Terra.

Analogamente ao campo gravitacional temos o campo elétrico que é a alteração das propriedades do espaço em volta de um corpo carregado. Se ao colocarmos uma carga de prova q0 numa certa região do espaço e ela ficar submetida a uma força elétrica de intensidade F, dizemos que neste ponto há um campo elétrico definido como:

definição de campo elétrico

 que é um vetor tal como a força elétrica.

Características do campo elétrico:

Tem a mesma direção do vetor força.

Sentido o mesmo da força se     q0>0  e sentido oposto de F se q0 < 0

Intensidade é dado por:definição de campo elétrico

A unidade de campo elétrico é  N/C.

Podemos esquematizar representando nas figuras abaixo os casos em que F e E têm o mesmo sentido e quando têm sentidos diferentes.

Sentido do Campo elétrico

Podemos concluir que quando a carga é Q > 0 o campo gerado por ela é de afastamento, e quando Q < 0 o campo será de aproximação. E ainda, o campo elétrico tem o mesmo sentido da força F, quando q0>0 e sentido contrário quando q0< 0. O sentido do campo elétrico de afastamento para cargas positivas e de aproximação para cargas negativas foram adotados assim, por convenção. Vale salientar, que o campo elétrico num certo ponto de uma região do espaço produzido por um corpo carregado existe independente de lá haver, ou não, uma carga de prova q0.

 

Esta entrada foi publicada em Eletricidade, Eletrostática e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.