Vetores
A representação de uma grandeza vetorial é através de vetores, que corresponde a um segmento orientado, cujo tamanho é proporcional ao módulo da grandeza que ele representa e que também indica a direção e sentido da grandeza vetorial representada por ele. Assim podemos ter vetores para representar a grandeza força, velocidade, aceleração, quantidade de movimento etc.
Simbolicamente os vetores são indicados por letras que identificam a grandeza vetorial e com uma seta sobre ela, enfatizando assim que se trata, de fato, de uma grandeza vetorial. Também, algumas vezes, adota-se ao invés da seta sobre a letra coloca-se a letra em negrito indicando assim que se trata de uma grandeza vetorial. Vejamos alguns exemplos:
Vetores opostos
Quando dois vetores possuem mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos contrários dizemos que são vetores opostos.
Módulo de um vetor
Quando mencionamos a palavra vetor (vetor Força F, vetor velocidade V, vetor C) estamos nos referindo a grandeza vetorial acompanhada de módulo, direção e sentido. Mas, quando mencionamos a palavra Módulo do Vetor força F, Módulo do vetor V, módulo do vetor C, estamos nos referindo apenas ao seu valor (tamanho), sem nos preocupar com direção e sentido.
Comparação de vetores.
Dois ou mais vetores são iguais se possuírem as três características iguais, ou seja, módulo, direção e sentido. Caso uma delas seja diferente, o vetor será diferente. Vejamos um exemplo para esclarecer.
Exercício/Exemplo.
Sejam os vetores abaixo, vetores que representam a mesma grandeza vetorial. Indique os vetores Iguais.
Solução:
(A) Os vetores possuem: As mesmas direções, mesmos sentidos e módulos diferentes e, portanto, vetores diferentes;
(B) Os vetores possuem: As direções diferentes, sentidos iguais e módulos diferentes e, portanto, vetores diferentes;
(C) Os vetores possuem: As mesmas direções, sentidos diferentes e módulos iguais e, portanto, vetores diferentes;
(D) Os vetores possuem: As mesmas direções, mesmos sentidos e módulos iguais e, portanto, vetores iguais.
ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE CLICANDO AQUI
Comentário: Durante a queda sem a presença do AR ( queda livre) a aceleração do corpo é a própria aceleração da gravidade. Na presença do AR a aceleração do corpo está sob ação de uma força resultante variável e , portanto, a aceleração de queda é variável.