Velocidade
Todos nós estamos acostumados a ouvir e entender o comportamento da grandeza física velocidade, até mesmo muito antes de estudar Física como estamos fazendo agora. Acontece que velocidade é uma grandeza física do dia a dia e serve para comparar o quanto um carro, por exemplo, é mais rápido que outro. Assim, se dissermos que um carro A possui velocidade de 80 km/h e outro carro B, velocidade de 60 km/h, entendemos facilmente que o carro A é mais veloz que B, pois a cada 1h ele percorre 80 km, enquanto B percorre 60 km.
Quando a velocidade de um móvel se mantém constante dentro de certo intervalo de tempo, dizemos que o movimento é uniforme e, caso ele ocorra em uma única direção, teremos um movimento retilíneo uniforme (MRU). Há outros tipos de movimento que podem ser uniformes, por exemplo, a rotação do CD dentro do aparelho de som, o giro de uma roda gigante num parque de diversão, a rotação da terra sobre seu eixo. Todos esses movimentos são movimentos circulares uniformes. O movimento circular uniforme possui as iniciais (MCU).
Velocidade Escalar Média
velocidade escalar média de um móvel pode ser calculada facilmente, pois ela é definida como a razão entre distância percorrida pelo móvel e o intervalo de tempo gasto por ele.
Observe que a unidade de velocidade é a razão da unidade de comprimento com o intervalo de tempo e, portanto, poderá ser expressa de várias maneiras. Imagine a seguinte situação: Um carro desloca 180 km em 1 h; um homem anda 1 m em cada segundo; uma formiga anda 2 km por dia; Uma abelha voa 100 m a cada 8 segundos. Como vemos, todas essas grandezas são velocidades e que representamos assim:
Muitas vezes, queremos expressar a velocidade no SI (m/s) e podemos fazer isto facilmente sempre que a velocidade está expressa em km/h.
Essa transformação nos diz sempre que se uma velocidade estiver expressa em km/h é só dividir por 3,6 que ela passará a ser expressa em m/s. O contrário, para passar de m/s para km/h, é só multiplicar por 3,6.
Velocidade Vetorial Média
A velocidade vetorial média é definida como a razão entre o deslocamento efetuado pelo móvel e o intervalo de tempo para efetuar o referido deslocamento. Vamos ver a diferença destes dois conceitos com um exemplo prático do nosso dia a dia.
Exemplo.
Informações do Google.
A distância em linha reta entre Recife e Garanhuns (ambas em Pernambuco) é 200,75 km, mas a distância de condução é 232 km, uma duração de 3 h 10 min para ir de Recife a Garanhuns.
A distância em linha reta entre Recife e Gravatá (ambas em Pernambuco) é 77.8 km, mas a distância de condução é 84 km, uma duração de 1h19 min para ir de Recife a Gravatá.
Determine a velocidade Escalar media e a velocidade vetorial média entre Recife e Garanhuns.
Solução:
Velocidade escalar média.
Velocidade Vetorial média.
Pingback: Distância Percorrido e Deslocamento.
òtimo