Período e frequência são duas grandezas físicas relacionadas a movimentos de vaivém, ou seja, de movimentos repetitivos, também chamados de movimentos periódicos. Um exemplo simples para falar de período e freqüência, basta observar o movimento de um pêndulo. A figura ao lado representa um pêndulo, pois quando a esfera é abandonada no ponto A, pela ação da gravidade ela cai, passando por B e chega ao ponto C e aí, cai novamente, passando por B e voltando ao ponto A. O tempo que ela levou de sair de A e voltar a A novamente é denominado de período, representado pela letra T. Por exemplo, se este tempo for de 5s, então T=5s, então podemos dizer que T é o intervalo de tempo necessário para que um fenômeno cíclico se repita. No SI a unidade de T é o segundo (s).
Fequência
A frequência, (f), é o número de vezes que o fenômeno ocorre na unidade de tempo que é definida como: f=n/∆t. Esta grandeza, também, aparece no movimento circular uniforme.
No nosso exemplo acima teremos f= 1/5s, ou seja, f=0,2/s ou simplesmente de 0,2 hertz (0,2Hz). Hertz é o inverso do segundo, 1Hz = 1/s = s-1.
A frquência acima de 0,2Hz indica que 20% do ciclo é executado a cada segundo e, portanto o ciclo completo é feito em 5s.
Outros multipolos do Hz é o KHz (kilohertz), MHz(megahertz), GHz(gigahertz)
1KHz=103 Hz, 1MHz=106 Hz, 1Ghz= 109 Hz
Temos uma relação entre T e f que é dada da seguinte forma:
T=1/f ou f=1/T período é o inverso da freqüência ou a freqüência é o inverso do período.
Exercício/Exemplo
1-Um ventilador dar 20 voltas em 2 s , qual a fequência e o período do seu movimento?
A freqüência de 10 Hz corresponde ao número de 10 voltas em cada segundo, e o período T =0,1s, que corresponde ao tempo de uma volta completa.
A frequência pode ser expressa em rpm (rotações por minuto) para movimentos circulares.
1Hz=60 rpm
Ficaram claras as explicações sobre período e frequência