Atualmente temos várias olimpíadas que abrange diversas áreas do conhecimento tais como: Olimpíadas de Física, Química, Matemática, Biologia, História, Astronomia, Informática entre outras. A mais antiga e tradicional fundada em 1979 foi a Olimpíada Brasileira de Matemática OBM. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) surgiu no ano de 1999, sendo agora um programa permanente da SBF (sociedade Brasileira de Física) para todos os Estudantes do Ensino Médio e paras os 8° e 9° anos do ensino fundamental.
Por meio da OBF a Sociedade Brasileira de Física em colaboração com os vários Institutos e Departamentos de Física de Universidades Estaduais, Federais e CEFETs elaborou um projeto que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar as competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino, incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas e prepará-los para as Olimpíadas Internacionais de Física (OIF) como forma de comparar, no nível do ensino médio, nosso ensino com o de outros países. O projeto OBF que recebe o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC).
Olimpíadas de Física das Escolas Públicas
Com o sucesso do projeto surgiu em 2010 as Olimpíadas Brasileiras das Escolas Públicas OBFEP, que logo no começo foi um projeto piloto começando nos Estados da BA, GO, PI e SP e em 2011 acrescentando os estados de MA e MT e a partir de 2013, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.
O sucesso das Olimpíadas é tão grande que o Estado de Pernambuco, através do IFPE -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco criou em 2016 a OPEF , Olimpíada Pernambucana de Física.
Maiores informações acessem as páginas oficiais clicando nas logomarcas abaixo.