Um átomo se diz radioativo quando ele é instável e procura minimizar a sua energia. A instabilidade de um átomo no sentido de ser radioativo encontra-se no núcleo que, para tornar-se estável, emite radiação modificando a sua energia do núcleo e transformando-se em um novo elemento químico, quando a emissão for de partícula alfa ou beta.
O núcleo de um átomo contém Prótons e Nêutrons. O número de próton representado pela letra Z, o número de nêutron pela letra N e o número de massa por A, onde A=Z+N.
Representação de um elemento químico
ZXA X, representa o elemento químico, Z o número de prótons e A o número de massa.
Grande parte dos átomos radioativos são átomos pesados, cujo número de prótons e número de nêutrons são diferentes. Devido a isso, ocorre uma instabilidade no núcleo, liberando radiação espontânea para minimizar a sua energia, que pode ser através da emissão de partículas α e β e ondas eletromagnéticas chamada de radiação γ.
Emissão α
Um átomo radioativo ao emitir uma partícula alfa, que é representada por 2α4 é constituída de 2 prótons e 2 Nêutron e, portanto, com massa 4 . Lembre-se (A=Z+N).
A partícula alfa é exatamente o núcleo do átomo de hélio 2H4.
Exemplo
92U238→ 2He4 + 90Th234 + Q
O Uranio-238, que é um Isótopo radioativo, ao emitir uma radiação alfa, transforma-se em Tório (Th).
A emissão da partícula alfa é acompanhada da emissão de uma certa quantidade de energia. Verifica-se que a soma das massas da partícula alfa (2α4) e do elemento filho (Th) é menor do que o radioisótopo pai (U-238).
A diferença de massa ∆m determina o valor da energia emitida (Q) através da famosa relação de Einstein E=∆mc2.
Emissão de β – (Beta menos)
Um átomo radioativo quando dacai através da emissão de uma partícula β pode ocorrer de duas maneiras conforme a emissão seja de uma partícula ( Beta -) ou (Beta +).
As partículas β – são elétrons emitidos pelo núcleo, que pode ser explicada através da seguinte transformação de um neutro do núcleo.
0n1→1p1 + -1e0 + ν
Nessa equação vemos que um nêutron transforma-se em um próton , um elétron e um neutrino. O próton permanece no núcleo e o elétron, partícula (beta – ) é emitida para fora do núcleo, juntamente com o neutrino ν.
Exemplo
6C14→ 7 N14 + -1 β0+ ν
O carbono-14, que é um Isótopo radioativo, ao emitir uma radiação beta, transforma-se em nitrogênio.
A emissão da partícula beta vem acompanhada da emissão de um neutrino.
Emissão de Beta + (Pósitron)
As partículas (Beta +) têm as mesmas características do elétron, porém, com carga positiva emitida pelo núcleo. Isso pode ser explicada através da seguinte transformação de um próton do núcleo, que convertido em nêutron.
1 P1→ 0n1+ +1e0 + ν
Nessa equação vemos que um próton transforma-se em um nêutron, um elétron positivo e um neutrino. O nêutron permanece no núcleo e o elétron, partícula (beta + ) é emitida para fora do núcleo, juntamente com o neutrino ν