A palavra resistência literalmente já nos dar uma ideia de oposição a alguma coisa, por exemplo, uma pessoa que tem resistência aos estudos, ela quando estuda, faz isto com muita dificuldade e o aprendizado não flui facilmente.
Resistência Elétrica
Em se tratando de resistência elétrica a ideia não é muito diferente, pois ela opõe-se ao movimento dos elétrons limitando a corrente dentro de um condutor. Todo condutor possui de certa forma uma resistência que se opõe aos movimentos dos elétrons (corrente elétrica), pois os elétrons livres quando submetidos a uma ddp(diferença de potencial) nas extremidades do condutor eles não vão encontrar caminhos totalmente livres, pois entrarão em “choques” com os átomos do material perdendo energia e retardando assim o seu movimento.
Efeito Joule
A energia perdida por eles é dissipada em forma de calor, chamado de Efeito Joule e que por isso aquecem fios quando a corrente é muito alta, ou quando a corrente passa através de um material resistivo, ou seja, que possui resistência, por exemplo, resistor de chuveiro elétrico. O uso de resistor num circuito elétrico tem como função: Limitar a corrente dentro de um circuito, estabelecer queda de tensão e servir de fonte de calor através do efeito joule ( resistor de chuveiro elétrico).
Calculando a Resistência Elétrica
Seja um condutor de comprimento L percorrido por uma corrente i devida a uma ddp,também chamada de Tensão Elétrica, aplicado em suas extremidades, a resistência deste condutor será definida como a razão da ddp pela intensidade de corrente que passa por ele.
desta relação vemos que, para uma certa ddp aplicada , quanto menor for o valor de i, maior será o valor de R e que a ddp aplicada nos terminais do resistor é dado por : VAB=R.i
A unidade de resistência é R= 1 volt/1 A , ou seja, para a tensão de 1 Volt (um volt) e uma corrente de 1 A (um ampère) temos uma resistência de 1Ω ( 1 ohm ) em homenagem ao físico alemão George Simon ohm que estudou as resistências nos matérias. Nos circuitos que estudaremos a representação de um resistor (componente que possui resistência elétrica) será o da figura abaixo.
Resistores Ôhmicos
Condutores ôhmicos são aqueles em que a resistência é constante e, portanto, o gráfico V x i é uma reta. A corrente varia proporcionalmente com a tensão aplicada sobre ele. Na prática há resistores que variam com a tensão (Varistor), temperatura (Termistor) e com a luminosidade incidente sobre ele(fotorresistor ou LDR).
Esta característica do resistor ôhmico é chamada de lei de Ohm.
Exercícios/Exemplos
Um circuito simples composto de uma pilha, fio e uma lâmpada é mostrado abaixo. Sabendo-se que a pilha fornece 1,5V e que a corrente medida é de 0,1 A, determine a resistência do filamento da lâmpada.
Solução: A tensão aplicada nas extremidades da lâmpada é a própria tensão da pilha e, portanto, temos:
R= 1,5 V/ 0,1 A → R=15 Ω
Em circuito composto por um gerador e um resistor de 2KΏ , percorre uma corrente de 6mA. Determine a tensão do gerador.
Solução:
R= V/i → V=R.i
V= 2000Ω. 6.10-3A= 12V
Como reconhecer o valor de um Resistor ?
Os resistores são componentes denominados de passivos, pois não aumentam a intensidade da corrente ou tensão dentro de um circuito. O valor da resistência elétrica de um resistor é mostrado no próprio corpo do resistor através do código de listras de cores sobre ele. Estas listras são denominadas de faixas de cores.
Para lermos o código do valor da resistência impresso no resistor devemos fazer a leitura a partir das faixas que estão mais próximas de uma extremidade do resistor.
- A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.
- A segunda faixa colorida indica o segundo algarismo.
- A terceira faixa representa a potência de dez que devemos multiplicar os dois algarismos.
- A quarta faixa, que é opcional, indica imprecisão no valor da resistência. Prateado indica 10% de imprecisão, dourado indica 5%. Quando não se tem a 4ª faixa o valor da imprecisão é de 20%.
Observando os três resistores abaixo vemos que quanto maior ele for, maior será a potência que ele pode dissipar.
Fazendo a leitura usando o código de cores temos:
Resistor menor P=½ w
R=56×10 4 Ω= 560 kΩ ( 56 quilo ohms)
Resistor Intermediário P=1w
R=56×100Ω= 56 Ω (56 ohms)
Resistor maior P=3w
R=44×102 Ω= 4,4k Ω (4,4 quilo ohms)
OBS: o prefixo k na unidade Ω, significa que o valor é multiplicado por 1000.