Coordenadas Cartesianas e Referenciais
O estudo do sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, vai facilitar a compreensão do sistema de referência na definição de movimento, repouso e trajetória. Como veremos, esses são conceitos relativos, que dependem de um referencial para defini-los..
Sistema de Coordenadas Cartesianas Ortogonais
Antes de mais nada vamos ver como se dá a localização de um ponto sobre uma reta. Tracemos uma reta e sobre ela coloquemos um ponto de referência (zero), que será a origem. Todos os pontos localizados a sua direita serão positivos, e aqueles a sua esquerda serão negativos, tal como a reta numérica do conjunto dos números reais.
Nesta condição podemos dizer que a posição de A é –4m e que a posição de B é de 6m. Note que, quando estamos nos referindo à posição de A e de B, estamos indicando a sua distância em relação à origem (zero), à esquerda e à direita, respectivamente.
- Exercícios/Exemplos
1-Suponha que a figura abaixo represente a trajetória (caminho percorrido) de uma locomotiva sobre as linhas e que a estação esteja localizada na origem. Determine as posições da locomotiva nos instantes t1 , t2 , e t3 .
Solução:
A posição em t1 é x = -10km.
A posição em t2 é x = 0 (origem).
A posição em t3 é x = 12km.
Observe que o sistema de referência acima é uma reta na qual podemos localizar qualquer ponto em relação à origem.
Suponha agora que a trajetória de nossa locomotiva não fosse exatamente uma reta. Como poderíamos localizá-lo num determinado instante?
Veja a figura abaixo. E agora como podemos identificar a posição do trem?
Acontece que o movimento do trem não foi sobre uma reta. Trata-se de um movimento composto, ou seja, um movimento bidimensional, em duas direções, e a melhor maneira de localizarmos a locomotiva é através de sistemas de eixos ortogonais, chamados de eixo X(horizontal) e eixo Y(vertical). Veja como representamos este sistema de eixos ortogonais.
O ponto de intersecção das duas retas coincide com a estação e é a origem dos eixos. Da mesma forma que em uma só dimensão, os pontos sobre o eixo Y possuem pontos positivos e negativos.Um ponto qualquer sobre este plano será dado pelo par ordenado, também chamado de coordenadas cartesianas (x,y), onde x é denominado de abscissa e y de ordenada. De um modo geral, temos:
- (x,y) é chamado de par ordenado ou coordenadas de um ponto sobre um plano.
- x é a abscissa e representa a posição medida na direção do eixo X em relação à origem.
- y é a ordenada e representa a posição medida na direção do eixo Y em relaçào à origem.
- X eixo das abscissas.
- Y eixo das ordenadas.
2-Dê as coordenadas cartesianas de cada ponto que está localizado no plano cartesiano abaixo.
Solução
Posição de A (6,6) Posição de C ( , )
Posição de E ( , ) Posição de G
Posição de B (12,0) Posição de D ( , )
Posição de F ( , ) Posição de H