Propagação do calor
Vimos que o calor é definido como a energia em trânsito. Ou seja, a energia é transferida de um local de maior temperatura para uma região de menor temperatura, podendo ser dentro do próprio corpo ou de um corpo para outro, até alcançar o equilíbrio térmico.
Essa transmissão de calor pode ser processada de três maneira distintas denominadas Condução, Radiação e Convecção que são os processos da propagação do calor do nosso dia a dia.
Calor por Condução
Nesse processo a energia é transferida de átomo para átomo. Os átomos mais vibrantes vão conduzindo (transferindo) a sua energia para os átomos próximos com menos energia térmica. O material que faz esse processo com mais eficiência é denominado um bom condutor térmico.
Nesse processor de transmissão de calor através da condução não há transporte de matéria e sim de energia.
Os átomos que estão com mais energia cedem parte de sua energia de vibração para os que estão próximo dele e assim por diante.
Quando o corpo é um metal os elétrons livres contribuem para a propagação do calor, e é por isso que bons condutores térmicos são também bons condutores elétricos.
Representação do Processo da Condução Térmica
A condução térmica em uma barra metálica cujas extremidades estão em uma temperatura T1 e a outra extremidade na temperatura T2, onde T1 > T2.
Observe que o fluxo da Energia Térmica é da extremidade mais quente, onde encontra-se a fonte de calor, para a região mais fria distante da fonte. Os átomos mais próximos da fonte estão em uma agitação maior.
Veremos em um outro post a definição de Fluxo de Calor e como calcular a rapidez com que o calor se propaga em um condutor. Apresentaremos a lei de Fourier, que mostra matematicamente como calcular essa rapidez.