A altura máxima em um lançamento oblíquo, bem como o seu alcance são funções da velocidade de lançamento v0, mas também do ângulo de lançamento θ. Vamos encontrar uma equação que nos dê essas grandezas em função dessas variáveis e tirar algumas conclusões.
Altura máxima hmáx
Sabemos que no ponto de altura máxima (hmáx) a velocidade na direção de y é vy=0, então da equação de Torricelli temos:
vy2 = v02 -2g.h→ 0 = (v0.senθ)2-2.ghMax , daí 2.ghMax= v02.sen2 θ
Então podemos a partir desta equação determinar a altura máxima que um corpo atinge ao ser lançado obliquamente.
Alcance máximo xmáx
A partir da equação x = v0x.t = v0cosθ.t , podemos determinar o alcance a partir do valor da velocidade de lançamento e do ângulo. Sabemos que o tempo de subida ( ts ) é igual ao tempo de queda (tq), logo o tempo total desde o lançamento até a queda é tt = 2.ts.
Na altura máxima vy =0 daí vy= v0y-g.t
Que colocada na equação do alcance x = v0cosθ.t , temos :
Da equação acima vemos que o seu valor é máximo quando θ=45°, ou seja, no lançamento oblíquo sem a presença de ar, um corpo quando lançado de um ângulo de 45°, vai ter um alcance máximo.
É interessante observar que ao lançar um corpo de certo ângulo θ, o alcance será, exatamente, igual se ele for lançado com um ângulo θ1 em que θ1 seja complementar de θ, ou seja, ( θ + θ1) = 90°
Observe que a representação acima nos diz que o ponto A é atingido no lançamento de ângulo 15° que é o mesmo para um lançamento de 75° ( ângulos complementares)
O mesmo acontece no ponto B (30° e 60° são complementares)
O ponto C corresponde ao alcance máximo 45°.
Exercício/Exemplo
Determine o alcance de um objeto lançado com velocidade de 20m/s sob um ângulo de 30°e 60° respectivamente.