vetores: uma representação de uma grandeza vetorial

Vetores

A representação de uma grandeza vetorial é através de vetores, que corresponde a um segmento orientado, cujo tamanho é proporcional ao módulo da grandeza que ele representa e que também indica a direção e sentido da grandeza vetorial representada por ele. Assim podemos ter vetores para representar a grandeza força, velocidade, aceleração, quantidade de movimento etc.

Simbolicamente os vetores são indicados por letras que identificam a grandeza vetorial e com uma seta sobre ela, enfatizando assim que se trata, de fato, de uma grandeza vetorial. Também, algumas vezes, adota-se ao invés da seta sobre a letra coloca-se a letra em negrito indicando assim que se trata de uma grandeza vetorial. Vejamos alguns exemplos:

Gradezas vetoriais

 Vetores opostos

 Quando dois vetores possuem mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos contrários dizemos que são vetores opostos.

Vetrores opostos

Módulo de um vetor

 Quando mencionamos a palavra vetor (vetor Força F, vetor velocidade V, vetor C) estamos nos referindo a grandeza vetorial acompanhada de módulo, direção e sentido. Mas, quando mencionamos a palavra Módulo do Vetor força F, Módulo do vetor V, módulo do vetor C, estamos nos referindo apenas ao seu valor (tamanho), sem nos preocupar com direção e sentido.

 Comparação de vetores.

Dois ou mais vetores são iguais se possuírem as três características iguais, ou seja, módulo, direção e sentido. Caso uma delas seja diferente, o vetor será diferente. Vejamos um exemplo para esclarecer.

Exercício/Exemplo.

Sejam os vetores abaixo, vetores que representam a mesma grandeza vetorial. Indique os vetores Iguais.

comparação de vetrores

Solução:

(A) Os vetores possuem: As mesmas direções, mesmos sentidos e módulos diferentes e, portanto, vetores diferentes;

(B)  Os vetores possuem: As direções diferentes, sentidos iguais e módulos diferentes e, portanto, vetores diferentes;

 (C) Os vetores possuem: As mesmas direções, sentidos diferentes e módulos iguais e, portanto, vetores diferentes;

 (D) Os vetores possuem: As mesmas direções, mesmos sentidos e módulos iguais e, portanto, vetores iguais.

 

Comentário: Durante a queda sem a presença do AR ( queda livre) a aceleração do corpo é a própria aceleração  da gravidade. Na presença do AR a aceleração do corpo está sob ação de uma força resultante variável e , portanto, a aceleração de queda é variável.

Esta entrada foi publicada em Cinemática Vetorial e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.