Operações e Arredondamento com Algarismos Significativos

  • Arredondamento

Nas operações com algarismos significativos às vezes precisamos diminuir a precisão de uma medida, a fim de trabalhar com um menor número de casas decimais e, para tal, fazemos o arredondamento da medida que poderá seguir a seguinte regra:

  • Se o algarismo a ser eliminado for maior ou igual a 5, arredondamos para cima o algarismo que ficou.
  • Se o algarismo a ser eliminado for menor que 5, o algarismo que ficar não se altera.
  • Adição e Subtração

Na adição e subtração de algarismos significativos o resultado deve conter o mesmo número de casas decimais da parcela que contiver o menor número delas, desprezando as demais e fazendo o arredondamento.

  • Exercícios/Exemplos

 1-Expresse a soma das medidas efetuadas com algarismos significativos.

 

Observe que os algarismos em vermelho são duvidosos.

  • Multiplicação e Divisão

  Na multiplicação e divisão, o resultado deve ficar com a quantidade de algarismos significativos do fator que possuir a menor quantidade de algarismos significativos, podendo ainda acrescentar mais um algarismo no resultado, pois as regras para operações com algarismos significativos não são rigorosas.

  • Exercícios/Exemplos

1-Suponha que medíssemos a área de um retângulo usando as duas réguas citadas nos exemplos acima e encontrássemos paras as medidas o seguinte:

Largura: 8,9cm (régua A)

Comprimento: 10,75 cm (régua B)

Área = 8,9 cm x 10,75 cm = 95,675 cm2. Seguindo a regra, teríamos área =96 cm2 ou 95,7 cm2 que também é aceitável. Observe que ao abandonarmos casas decimais, foi aplicado o critério de arredondamento.

 

Esta entrada foi publicada em Matemática revisão e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.