Resistência Elétrica: o que é?

Resistência Elétrica – A palavra resistência literalmente já nos dar uma ideia de oposição a alguma coisa, por exemplo, uma pessoa que tem resistência aos estudos, ela quando estuda, faz isto com muita dificuldade e o aprendizado não flui facilmente.  

Em se tratando de resistência elétrica a ideia não é muito diferente, pois ela opõe-se ao movimento dos elétrons limitando a corrente dentro de um condutor. Todo condutor possui de certa forma uma resistência que se opõe aos movimentos dos elétrons (corrente elétrica), pois os elétrons livres quando submetidos a uma ddp (diferença de potencial) durante o seu movimento dentro do condutor não vai encontrar caminhos totalmente livres, eles entrarão em “choques” com os átomos do material perdendo energia e retardando assim o seu movimento. A energia perdida por eles é dissipada em forma de calor, chamado de Efeito Joule e que por isso aquecem fios quando a corrente é muito alta, ou quando a corrente passa através de um material resistivo, ou seja, que possui resistência, por exemplo, resistor de chuveiro elétrico.  O uso de resistor num circuito elétrico tem como função: Limitar a corrente dentro de um circuito, estabelecer queda de tensão e servir de fonte de calor através do efeito joule ( resistor de chuveiro elétrico).

Calculando a Resistência Elétrica

Seja um condutor de comprimento L percorrido por uma corrente i devida a uma ddp aplicado em suas extremidades, a resistência deste condutor será definida como a razão da ddp pela intensidade de corrente que passa por ele.

calculo resistencia

desta relação vemos que, para uma certa ddp aplicada , quanto menor for o valor de i, maior será  o valor de R e que a ddp aplicada nos terminais do resistor é dado por : VAB=R.i

A unidade de resistência é   R= 1 volt/1 A  , ou seja, para a tensão de 1 Volt (um volt) e uma corrente de 1 A (um  ampère) temos uma resistência de  1Ω ( 1 ohm ) em homenagem ao físico alemão George Simon ohm que estudou as resistências nos matérias. Nos circuitos que estudaremos a representação de um resistor (componente que possui resistência elétrica) será o da figura abaixo.

representação de um resistor

Resistores Ôhmicos

Condutores ôhmicos são aqueles em que a resistência é constante e, portanto, o gráfico V x i é uma reta. A corrente varia proporcionalmente com a tensão aplicada sobre ele.  Na prática há resistores que variam com a tensão (Varistor), temperatura (Termistor) e com a luminosidade incidente sobre ele(fotorresistor ou LDR).

gráfico da tensão x corrente

Esta característica do resistor ôhmico é chamada de lei de Ohm.

 Exercícios/Exemplos

Um circuito simples composto de uma pilha, fio e uma lâmpada é mostrado abaixo. Sabendo-se que a pilha fornece 1,5V e que a corrente medida é de 0,1 A, determine a resistência do filamento da lâmpada.

Circuito elétrico1

Solução: A tensão aplicada nas extremidades da lâmpada é a própria tensão da pilha e, portanto, temos:

R= 1,5 V/ 0,1 A   →  R=15 Ω

Em circuito composto por um gerador  e um resistor  de 2KΏ , percorre uma corrente de 6mA. Determine a tensão do gerador.Circuito elétrico2

Solução:

R= V/i →  V=R.i

V= 2000Ω. 6.10-3A= 12V

 

 

Como reconhecer o valor de um Resistor ?

Os resistores são componentes denominados de passivos, pois não aumentam a intensidade da corrente ou tensão dentro de um circuito. O valor da resistência elétrica de um resistor é mostrado no próprio corpo do resistor através do código de listras de cores sobre ele. Estas listras são denominadas de faixas de cores.

Para lermos o código do valor da resistência impresso no resistor devemos fazer a leitura a partir das faixas que estão mais próximas de uma extremidade do resistor.

  • A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.
  • A segunda faixa colorida indica o segundo algarismo.
  • A terceira faixa representa a potência de dez que devemos multiplicar os dois algarismos.
  • A quarta faixa, que é opcional, indica imprecisão no valor da resistência. Prateado indica 10% de imprecisão, dourado indica 5%. Quando não se tem a 4ª faixa o valor da imprecisão é de 20%.

tabela de codigo resistor

Observando os três resistores abaixo vemos que quanto maior ele for, maior será a potência que ele pode dissipar.

Fazendo a leitura usando o código de cores temos:

Resistor menor  P=½ w

R=56×10 4 Ω= 560 kΩ ( 56 quilo ohms)

Resistor Intermediário  P=1w

R=56×100Ω= 56 Ω (56 ohms)

Resistor maior P=3w

R=44×102 Ω= 4,4k Ω  (4,4 quilo ohms)

OBS: o prefixo k na unidade Ω, significa que o valor é multiplicado por 1000.

resistor codigo de cores

Esta entrada foi publicada em Eletrodinâmica e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + quatro =