Movimento Uniforme

Todo movimento uniforme possui velocidade constante e, portanto, a velocidade média é a própria velocidade do movimento, pois ela não varia. Raciocinando desta forma, podemos afirmar que a velocidade instantânea em qualquer ponto da trajetória de um movimento uniforme é também a própria velocidade do movimento, pois a cada instante a sua velocidade é a mesma.

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

A partir de agora, quando quisermos enfatizar que certo móvel possui velocidade constante em uma só direção, passaremos a chamá-lo de movimento retilíneo uniforme (MRU), cuja equação para determinar a velocidade é a mesma que usamos até este momento.

 

Outra maneira de dizermos que um movimento é uniforme é dizer que ele percorre espaços iguais sempre em intervalo de  tempos iguais.

 Sinal da velocidade(Movimento Progressivo e Movimento Retrógrado)

 Já falamos um pouco anteriormente e vamos agora enfatizar o tipo de movimento que é classificado quanto ao sentido da velocidade na trajetória.

Progressivo: Movimento que se dá no mesmo sentido da trajetória e, neste caso, ΔS > 0 e, portanto, V > 0.

Retrógrado: Movimento que se dá no sentido contrário à trajetória e, neste caso, ΔS< 0 e, portanto, V< 0.

Exercícios/Exemplos

 1-Um móvel, com velocidade constante, desloca-se numa trajetória retilínea conforme figuras abaixo. Determine, em cada, caso a velocidade e o tipo de movimento.

1° caso

MU

Solução: Analisando o movimento desde o instante t1=0 até t2=2s

temos: ΔS=S-S0=10-5=+5 m, daí  a velocidade é dada por:

 

MRU

2° caso

Solução: Analisando o movimento desde o instante t1=0 até

t2=2s temos: ΔS=S-S0=5-10=-5m, daí a velocidade é dada por:

MRU retrogrado 1

Fica claro que no MU não existe aceleração, então podemos afirmar que a aceleração é ZERO .

Esta entrada foi publicada em Cinemática, Movimento uniforme e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.