Geradores de Tensão: para que servem ?

Geradores de tensão elétricas podem ser de origem eletrostática, químicos, eletromagnéticos e fotovoltaicos. Todos eles têm a função de produzir energia elétrica a partir da geração de uma ddp (diferença de potencial) entre dois pontos. Para serem ligados em qualquer dispositivo e que devem ser alimentados por corrente elétrica.

Geradores de Tensão – Eletrostático

Qualquer dispositivo com cargas de sinais contrários, por exemplo, há entre eles uma ddp que quando ligados através de um fio estabelece uma corrente elétrica temporária, pois, tais geradores cessam a ddp rapidamente interrompendo a corrente. Veremos que o capacitor é um exemplo.

Gerador eletrolítico

 

 

 

 

Gráfico queda de corrente num capacitor

Geradores Tensão – Químicos

Um exemplo de gerador químico são as pilhas, baterias de automóveis, que mantém uma ddp constante entre os seus terminais produzindo assim uma corrente elétrica contínua e constante quando ligados por um condutor. Os geradores químicos possuem uma resistência interna ( r ), que vai aumentando com o uso contínuo do gerador.bateria e pilha

Geradores de tensão – Mecânicos (Eletromagnéticos)

Os geradores eletromagnéticos usam a propriedade de geração de corrente elétrica através da variação do fluxo do campo magnético numa bobina elétrica, que contém um número elevado de espiras (fios enrolados). Estes geradores podem ser de bobinas fixas ou de bobinas móveis, que giram em torno de um campo magnético. As usinas Hidroelétricas, Termoelétricas e Nucleares usam geradores deste tipo. Os dínamos usados para acender faróis de bicicletas são impulsionados através da roda fazendo girar dentro dele uma bobina (bobina móvel) em volta de um campo magnético produzido por um imã.

Dínamo e gerador de hidroeétrica

Geradores de tensão -Fotovoltaicos

Alguns materiais conduzem correntes elétricas quando sobre ele incidem luz. A energia da luz é transferida para os elétrons e estes podem entrar em movimento produzindo pequenas correntes elétricas. Atualmente, esta é uma das fontes alternativas em grande expansão e que já está chegando em vários setores, desde a uma residência até em grandes indústrias.

Gerador fotovoltaico

 

 

 

 

Unidade Ampère hora -Ah

geradores de tensão químicos, como por exemplo uma pilha ou uma bateria, têm uma tensão máxima para fornecer e quando ligados a um circuito gera uma corrente cujo valor depende do circuito em que está sendo ligado. Esses geradores têm uma capacidade de fornecer corrente que é medida em ampère-hora (Ah). Portanto, uma pilha que tenha capacidade de fornecer 8 Ah, ou seja, 8 ampèrte durante uma hora, poderá também fornecer 0,8 A durante 10h, ou ainda, 0,4 A em 20h. Isto significa dizer que quanto menor a corrente que o gerador fornece, maior será o tempo de vida do gerador. As baterias automotivas de carro de passeio podem fornecer 60Ah, ou seja, elas têm uma capacidade de Fornecer 60 A em uma hora.

 

 

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Eletrodinâmica, Eletromagnetismo e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + doze =