Como ocorre a Eletrização de um Corpo?

Eletrização

Sabemos que corpos são compostos de átomos e que estes possuem cargas denominadas positivas (prótons) localizadas no núcleo e cargas denominadas negativas (elétrons) em volta do núcleo. O átomo é eletricamente neutro, pois possui as quantidades de cargas positivas (prótons)  iguais ao número de cargas negativas (elétrons).

Eletrizar um corpo é fazer com que ele adquira carga, seja ela positiva ou negativa. Qualquer que seja o processo de eletrização, o que ocorre na verdade é a locomoção de elétrons, pois os prótons encontram-se “presos” ao núcleo por uma força bastante forte chamada de força nuclear. Já os elétrons, estes estão na eletrosfera, região em volta do núcleo. Ao sofrer processo de eletrização, um átomo passa a ser chamado de íon. Íon é, portanto, um átomo com carga. Temos a seguinte classificação para o íon:

Ânion : átomo que ganhou elétrons, possui carga negativa, excesso de  Elétrons  Íon –

Cátion: átomo que perdeu elétrons, possui carga positiva, falta de elétrons íon +

Através de experiência, determinou-se a carga do elétron  e = -1,6×10-19 C e do próton como sendo e = +1,6×10 -19 C. A unidade de carga conhecida por Coulomb foi definida da seguinte forma: 1 coulomb é a quantidade de carga que atravessa a secção normal de um condutor percorrido por uma corrente de 1 ampère  em 1 segundo.

Os submúltiplos do Coulomb são:

1 mC (milicoulomb) = 10-3C            1μC (microcoulomb) = 10-6C

1 nC (nanocoulomb) =10 -9C            1pC (picocoulomb) =10 –12C

No sistema internacional de unidades – SI, as cargas são dadas em Coulomb, então, quando elas estiverem sendo expressas em uma unidade de submúltiplo teremos que transformá-las em Coulomb, se quisermos expressar a resposta no SI.  Quando dois corpos estão eletrizados há uma interação entre eles que será de atração, se as cargas forem de sinais contrários e, de repulsão, se as cargas forem de mesmo sinal.

A característica da força, nesses pares, é que ela tem o mesmo módulo, a mesma direção e

atuam em sentidos contrários. São os pares de forças  – Ação e Reação – (3ª Lei de Newton). Vale salientar que os módulos desses pares de forças são iguais independentes das cargas que cada corpo possua.

Esta entrada foi publicada em Eletricidade e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.