Como Estudar ?

Como estudar?

Muitos alunos perguntam como se deve estudar para ter um bom rendimento. Em princípio não há uma receita certa, pois cada um deve descobrir a sua tática para que se possa ter um rendimento satisfatório.

Estudar é uma arte, pois se deve estar motivado e inspirado para que a sua obra, estudar, seja produtiva, ou seja, para que você se sinta satisfeito com o seu rendimento dentro do espaço de tempo que você usou para o seu estudo.

Eu digo que, de uma maneira geral, o aluno deve, sempre que possível, procurar estar à frente do professor, fazendo uma leitura antecipada do conteúdo, colocando interrogações no texto do material estudado, sempre que sentir dificuldades na compreensão do objeto de estudo.

Na área de exatas é aconselhável, ainda, acompanhar os exercícios resolvidos do livro e começar a resolver alguns exercícios propostos. Quando o professor abordar o conteúdo em aula, tudo ficará claro e compreensível, e, talvez, você nem precise questionar as interrogações colocadas no texto durante a leitura!

O que ler ?

Estudando com outros livrosProcurar outros livros, além do livro texto adotado na escola, é sempre bom, uma vez que autores escrevem de maneiras diferentes e, às vezes, um ou outro conteúdo pode ser abordado de maneira que seja mais agradável e compreensível para você.

Como eu disse antes, o aluno é quem deve descobrir a sua receita.  Eu, por exemplo, tenho a minha que é a seguinte:

  • Primeiramente, tem que estar claro para mim o porquê que eu devo estudar tal conteúdo. Com isto eu crio motivação;
  • Procuro ficar acomodado, ou seja, procuro fazer um ambiente propício para aquilo que eu quero estudar;
  • Se estou estudando Inglês, por exemplo, gosto de estudar escutando músicas em Menino Escutando música e estudandoinglês;
  • Se eu estiver estudando matéria de exatas e estiver compreendendo o assunto, permito-me escutar uma música leve e tranquila, o que me ajuda na concentração;
  • Mas se o assunto estiver chato e difícil, preciso de um ambiente sem barulho, para que eu possa me concentrar. Nessas situações, sempre procuro outros livros, para verificar uma nova abordagem do mesmo assunto;
  • Se estou cansado e vejo que o rendimento está caindo, não insisto, troco de disciplina e estudo outra,  ou paro um pouco e faço algo diferente para logo em seguida retomar às atividades. Bom, estas são apenas algumas de minhas atitudes para ter um bom rendimento nos estudos; a sua poderá ser totalmente diferente! O que importa é que você se sinta bem e tenha um bom proveito nos seus estudos.

Nada disso adianta se você não se dedicar pelo menos a estudar duas disciplinas por dia. Em média, um aluno tem 10 disciplinas para estudo. Se dividirmos o número de disciplinas por seis dias (considerando que você estudará de segunda a sábado), veremos que você tem que estudar, em média, 1,6 disciplinas por dia; vamos arredondar para 2 disciplinas por dia. Então reserve de três a quatro horas para estudar essas duas disciplinas. Está achando muito tempo? Por exemplo, ao ler determinado conteúdo, acompanhar os exercícios resolvidos e fazer alguns exercícios propostos, você vai perceber que duas horas é pouco para estudar, por exemplo, Física, Matemática ou Química. Você vai perceber que serão necessários estudar até em alguns domingos, quando a coisa apertar. Isso se você quiser, realmente, levar a sério a sua vida de estudante e colher frutos mais adiante.

O artigo acima são relatos de experiências próprias, não estou aqui seguindo, uma ou outra, Teoria Educacional.

Veja um grande artigo que fala na importância da EDUCAÇÃO.

Nívio Bernardo.

Esta entrada foi publicada em Educação e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.