Algarismos Significativos nas Grandezas Físicas

Os algarismos significativos na Física Experimental é de grande importância, pois  a pesquisa é realizada através de levantamentos de dados que são feitos com observações e medições, tendo o instrumento de medida como a ferramenta necessária para tal fim. A precisão dessas medidas depende não só da pessoa que está executando as medidas, mas também do próprio instrumento de medida. Quanto mais preciso o instrumento de medida, mais ficamos perto do valor real da grandeza que queremos medir. Quando falamos em instrumento de medida, estamos nos referindo a um simples cronômetro, balança, trena ou até mesmo a um sofisticado micrômetro que tem uma precisão de 10-6 m, ou seja, 0,000001 m.

Uma medida deve ser expressa com a quantidade de algarismos que indique a precisão do instrumento utilizado. Portanto uma medida, por exemplo, de 30,00 cm é diferente de 30,0 cm ou de 30 cm simplesmente.  Matematicamente, podemos dizer que esses números são iguais, mas no que diz respeito a Grandezas Físicas, são bem diferentes, pois 30,00 cm é a grandeza mais precisa, com uma precisão de centésimo de centímetros (0,01cm).

Vamos agora tentar mostrar, através de uma ilustração o que foi dito acima. Observe o comprimento de um lápis que está sendo medido por uma régua calibrada apenas em centímetro (régua A). Nesta comparação de medida poderíamos estimar o comprimento do lápis em 3,6 cm, 3,7 cm ou até mesmo 3,8 cm, onde o último algarismo seria o algarismo avaliado, ou seja, o duvidoso, pois a precisão da régua é em centímetro e não em décimos de centímetros.

Corretos         duvidosos

Está claro que não faz sentido em tentar estimar outro algarismo para a medida, acrescentando, por exemplo, 5 e representar a medida como sendo 3,65 cm ou 3,75 cm. Se 6 ou 7 já são duvidosos, quanto mais o algarismo 5! Portanto, os algarismos significativos desa medida co a régua A seriam 3,6cm ou 3,7cm.

Fazendo uso de uma régua mais precisa (régua B) que tem precisão em milímetro, ou seja, décimos de centímetro (0,1cm), o aluno pode verificar que fica mais fácil estimar o tamanho do lápis aproximando mais de sua medida real. A leitura será, portanto 3,65cm, onde 3 e 6 são valores corretos e 5 passa ser o valor duvidoso.

             Portanto, podemos definir algarismos significativos como:

Algarismos significativos de uma medida são os algarismos corretos e o primeiro algarismo duvidoso.

 Exercícios/Exemplos

1-Numa corrida de fórmula 1, um piloto olha para o velocímetro do carro e informa que a sua velocidade é de 285 km/h. Diante de seus conhecimentos sobre algarismos significativos, e sabendo que o piloto expressa essa grandeza com  algarismos significativos, pergunta-se:

a) Quais os algarismos corretos, lidos, pelo piloto?

b) Qual o algarismo que foi avaliado?

c) Se ele tivesse informado que sua velocidade era de 285,0 km/h que diferença haveria entre essa leitura e a anterior?

Solução:

a) Corretos são os algarismos 2 e 8

b) Algarismo avaliado é o último algarismo 5

c) Nesta nova informação temos quatro algarismos significativos, onde 2,8 e 5 são os corretos e o algarismo 0 é o avaliado.

 

Esta entrada foi publicada em Matemática revisão e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.